domingo, 16 de junho de 2013

Resistência!!!


De tão gritante, o contraste chegava ferir aos olhos; o colorido das imagens contra a parede de taipa carcomida e com um remedo de pintura descascando, soltando-se como as folhas secas do que restava de vegetação naquela pequena propriedade perdida na caatinga!!!

Lá fora, o implacável sol assolava e pouca vida resistia na seca; carcaças do gado se espalhavam como restos fósseis de eras pré-históricas a espera de algum paleontólogo; um cenário dantesco que faria desistir qualquer um, menos o sertanejo teimoso, fiel ao seu pedaço de chão, esperançoso da providência divina que, usando os santos como intermediários, rogava em novenas, em rezas intermináveis!!!

No fundo do açude quase seco, restava uma pequena poça de água barrenta, visivelmente imprópria para o consumo, mas que era a única disponível, então, mais uma vez entregando a sua existência nas mãos divinas, a usava para tudo, para beber, para cozinhar o pouco de alimentos que restava!!!

Acostumado a perder tudo, a ver o gado esquálido morrer aos poucos, a torcer por algumas gotas de chuva para a semente colocada no solo árido pudesse germinar, esse povo, que parecia ter sido esquecido por Deus, se mantinha fiel a Ele e, com uma fé ferrenha, resistia!!!

Na parede de taipa descascada colocava, sempre que podia, uma nova imagem de santo de sua devoção, aquele em que depositava a esperança de ser um bom intermediário para levar suas preces!!!

Cego pela fé, sequer percebia o gritante contraste das imagens com a parede descascada, o que lhe importava era manter a Fé!!!


 
Foto de autoria de Evandro Teixeira!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário